segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O Blog do Além do Mito está no ar!

O grupo Além do Mito se faz presente no movimento estudantil da Ufal desde o início de 2005. De lá pra cá, sempre pautando nossas intervenções políticas na defesa da educação pública e pela construção de uma sociedade justa, o Além do Mito tem protagonizado as principais lutas que se colocaram na pauta do movimento.

Estivemos presente na linha de frente de duas ocupações de reitoria, em 2005 e 2007; lutamos ao lado de docentes e técnicos contra o governo Lula na greve que paralisou a Ufal de setembro a dezembro de 2005; estivemos nas principais mobilizações nacionais da classe trabalhadora, como o Congresso Nacional dos Trabalhadores – Conat – em 2006, a Marcha a Brasília de 24 de outubro de 2007 e o 1º Congresso da Conlutas, em 2008; defendemos a reorganização do movimento estudantil pela base, tendo participado dos dois Encontros Nacional dos Estudantes – ENE – em 2006 e 2008; fomos a principal organização política presente no V Congresso do DCE-Ufal, o qual deliberou pela ruptura com a União Nacional dos Estudantes – UNE – e construção da Conlutas e da Conlute; enfrentamos a truculência de Ana Dayse e Lula na luta contra o Reuni no final de 2007; participamos dos dois últimos processos eleitorais para o DCE-Ufal, ambos realizados em 2006, e estamos concorrendo no atual dentro da chapa 1: "Amanhã vai ser outro dia"; etc.

Após intensos momentos de luta; depois de mobilizações que o movimento estudantil da Ufal jamais esquecerá, como a assembléia estudantil de 29 de maio de 2007, com 555 estudantes presentes; passados mais de três anos de enfrentamentos e amadurecimento político, o grupo Além do Mito lança este blog.

Pretendemos com este blog construir um canal mais dinâmico de comunicação com os estudantes da Ufal e até mesmo de outras universidades. Postaremos aqui, de maneira contínua, os materiais produzidos pelo Além do Mito e outras notícias relevantes ao entendimento do dia-a-dia do movimento estudantil.

Esperamos aumentar o alcance de nossos panfletos, jornais e comunicados em geral, levando aos mais diversos estudantes a mensagem de que a educação pública está sofrendo a maior dilapidação de sua história e só a luta pode barrar a avanço do neoliberalismo sobre o direito que tanto sofremos para conquistar: uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Dialoguem conosco! Deixem comentários nas postagens do blog ou enviem e-mails para alemdomito.ufal@gmail.com. Críticas, sugestões, dúvidas e todo tipo de interlocução é bem vinda. As reuniões do Além do Mito são abertas e acontecem todos os sábados, a partir das 14 horas, no Centro do Encontro Universitário (praça sinimbu, nos fundos da residência universitária alagoana). Aos que quiserem participar, sintam-se a vontade!

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito