Páginas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Além do Mito realizará debate na próxima quinta-feira (11/12/08)

Desde março de 2005 o grupo “Além do Mito...” vem construindo o Movimento Estudantil (ME) combativo na Ufal.

Num primeiro momento éramos uma chapa que disputou as eleições do DCE-Ufal, participou do Comando de Mobilização Estudantil e da ocupação da reitoria durante a greve de 2005.

Não conseguimos vencer as eleições para a diretoria do DCE em duas oportunidades no ano de 2006, mas isso jamais foi motivo para nos retirarmos da luta!

Lutamos, desde a nossa concepção até os dias atuais, contra o oportunismo dentro do ME. Diferente de outros grupos, nosso discurso nunca foi dúbio: sempre fomos contra as Reformas Neoliberais de Lula e todos os ataques que a educação superior pública sofreu nos últimos anos.

Mesmo sem estar dirigindo a entidade máxima representativa dos estudantes da Ufal, sempre fomos os principais impulsionadores das lutas do ME.

Em 2006 estivemos junto aos docentes no combate aos cursos pagos. Em 2007 fomos os principais protagonistas da Semana Contra as Reformas Neoliberais, ocupando e servindo os estudantes no RU durante uma noite, ocupando a reitoria com trabalhadores rurais durante uma semana e conquistando a maior vitória do ME da Ufal nos últimos anos: 1000 vagas para o RU, gratuidade da creche para os estudantes e a construção da Escola Agrotécnica da Ufal.

Ainda em 2007, fomos até os estudantes da Ufal para debater a reorganização do ME. Contra uma diretoria do DCE que não queria sequer realizar o Congresso da entidade, nós levamos essa organização a sério e - com uma maioria esmagadora de delegados eleitos - deliberamos pela ruptura do DCE-Ufal com a UNE e pela construção da Conlute e da Conlutas.

Protagonizamos as lutas contra o Reuni na Ufal e sofremos até hoje os efeitos da repressão empreendida pela reitoria. Mas não nos intimidamos e seguimos em frente, defendo o ensino público!

Agora, pela primeira vez, estamos na diretoria do DCE-Ufal, com independentes e com a juventude do PSTU, enquanto gestão recém-eleita: Amanhã vai ser outro dia.

Novos desafios e responsabilidades se colocam em nossa frente e sentimo-nos de fôlego renovado para essa jornada que se inicia. O grupo “Além do Mito...” se mantém de pé, firme e forte, e convida novos estudantes para construir essa luta e renovar o grupo.

Estaremos discutindo acerca do grupo e sua renovação no próximo dia 11/12 (quinta-feira), às 15 horas, no ICHCA. Contamos com sua presença e participação!

Nenhum comentário: