Páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Chapa 1: Amanhã vai ser outro dia!

Nos últimos anos o Ensino Superior Público tem sido atacado de várias formas, a mais recente e arrebatadora foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades, conhecido também como Reuni. Em linhas gerais o Reuni é um decreto do Governo Lula que aumenta o número de estudantes nas universidades, sem conceder um aumento proporcional de professores e infra-estrutura, comprometendo, assim, a qualidade do ensino.

O movimento estudantil não se calou diante deste ataque. Em todo o Brasil surgiram várias ocupações de reitoria e manifestações contra este decreto. Diante do grande ascenso das mobilizações estudantis e da necessidade de se aprovar o Reuni a todo custo nas Universidades, os reitores responderam às lutas dos estudantes com truculência.

Aqui na Ufal os estudantes foram agredidos no Conselho Universitário quando pediam a abertura da discussão sobre o decreto com toda a comunidade acadêmica. E, além disso, os estudantes que participaram das lutas contra o Reuni na Ufal estão sendo processados pela Policia Federal e pela Ufal, podendo ser presos ou até expulsos da universidade.

Diante da necessidade de lutar contra a repressão e o Reuni é que surge a chapa “Amanhã vai ser outro dia”. Entendemos que o DCE é um instrumento de luta, e que diante de todos estes ataques ele não pode ficar mais um ano imobilizado, como ocorreu durante a gestão “Coração de Estudante”, formada por estudantes ligados a UJS, os quais estão disputando novamente o DCE com a chapa “Pra balançar o chão da praça”.

Chamamos todos para engrossar as fileiras das lutas contra a repressão e o Reuni. Nossas reuniões acontecem todas as quintas-feiras, às 17 horas, no pátio do CSAU. Participe!

Nenhum comentário: